top of page

COMITÊ DE IMPRENSA INTERNACIONAL

Comitê de Imprensa Internacional

O Comitê de Imprensa Internacional (CII) representa o lado mais jornalístico da SONU e está presente desde seus primórdios, sendo simulado em todos os eventos desde 2006. Comandada pelos Secretários de Comunicação, a imprensa dentro da simulação conta com editores, repórteres e assessores, que se dividem entre agências de notícia que transmitem, em primeira mão, os fatos ocorridos nas plenárias, conferências e reuniões dos outros comitês.

Na SONU Beta XII, as agências de comunicação sendo simuladas serão: The Daily (sonoro); The Economist (Impresso); Jornal da Globo* (audiovisual); Al Arab (Web).

O papel dessas agências, coordenadas pelos editores, é desenvolver matérias de cunho informativo baseadas nas características ideológicas e editoriais de cada jornal simulado. Os repórteres inscritos que compõem o CII também são responsáveis pelas fotografias e vídeos, que, por sua vez, são materiais repassados aos jornais conveniados às respectivas agências. Assim, além do texto, quem adquire uma matéria de uma agência, também pode ter acesso às fotografias clicadas pelos correspondentes ou então às imagens filmadas.

Junto a isso, somam-se os assessores de imprensa. Seu papel está ligado diretamente aos comitês, onde mediam a relação dos delegados com os repórteres, fazendo com que os participantes dos comitês fiquem preparados para melhor responder às questões dos jornalistas. Além disso, eles indicam quais repórteres e veículos poderão assistir às sessões e irão repassar para os delegados todas as notícias que os jornais publicarem sobre eles. Assessores de imprensa da SONU se valem de todos os recursos da assessoria clássica, como clipagem, releases, entrevistas, midia training e coletivas, tudo para tentar fazer os repórteres retratarem o lado dos delegados nas matérias


*Jornal da Mini-SONU

bottom of page