top of page

MERCADO COMUMAL DO SUL

Mercado Comum do Sul

O Mercado Comum do Sul (Mercosul), é um bloco econômico formado por 12 países, entre eles os fundadores (estados partes), Brasil, Argentina, Paraguai,Uruguai e Venezuela; e os associados, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Bolívia. Sendo que atualmente a Venezuela suspensa do bloco e a Bolívia ainda está em fase de adesão.

Criado em 1991, o Mercosul possui como maior objetivo a construção de um Mercado Comum na América do Sul, possuindo para isso algumas metas básicas constatadas no Tratado de Assunção. Dentre elas, já foram cumpridas a eliminação das barreiras tarifárias e não-tarifárias no comércio entre os países membros e a adoção de uma Tarifa Externa Comum (TEC), o que, atualmente, caracteriza o bloco como uma União Aduaneira. As demais metas a serem cumpridas tratam do livre comércio, livre circulação de mão-de-obra e livre circulação de capital.

Neste comitê discutiremos um tema atual que trata exatamente das últimas metas do Mercosul, a criação de uma moeda unitária entre os países membros. Dessa forma, os aspectos políticos, sociais e econômicos terão que ser avaliados e considerados durante as discussões, uma vez que uma moeda única não afetaria somente os membros, mas sim toda a dinâmica social, política e, principalmente, econômica da América do Sul.

bottom of page