O processo seletivo para fazer parte da Organização da SONU foi aberto nessa segunda-feira (13). As inscrições para vagas dos núcleos da diretoria, assessoria e editoria acontecem pelo site da SONU e seguem até o dia 23 de março, quinta-feira.
por Larissa Capistrano e Guilherme Siqueira
O programa de extensão SONU (Simulação da Organização das Nações Unidas) divulgou edital de seleção para sua organização de 2023, sendo vagas para alunos atuarem dentro de um dos três núcleos do projeto. O modelo de Simulações da ONU se trata de uma metodologia de ensino ativo, que propõe a estudantes que se imaginem na condição de Ministros, Embaixadores, Presidentes ou representantes de entidades internacionais para resolver situações problema, sendo amplamente aclamado em todo o mundo pelos seus benefícios pedagógicos.
Realizando seleção apenas uma vez ao ano, a SONU está entrando em seu décimo nono ano de existência com boas expectativas para a organização de 2023. "O retorno de volta ao modelo presencial, que realizamos no ano passado [em 2022], nos deu a certeza de que o projeto ainda vai ser conhecido por muitos anos por vir. Fazendo a divulgação nas faculdades e escolas de ensino médio, era muito comum ver pessoas que já conheciam simulações, mas só sabiam delas sendo realizadas online, nunca souberam que existiam projetos aqui em fortaleza, nas duas maiores universidades de fortaleza, trabalhando isso. Realmente acredito que vamos conseguir chegar em todas essas pessoas esse ano", disse Guilherme Siqueira, Vice-Secretário Geral da SONU 2023
O Programa SONU é vinculado a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) e realizado em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor). Além da Décima Nona edição da Simulação da Organização das Nações Unidas, também organiza projetos em escolas de ensino médio, debates abertos para apresentar o modelo de simulações a alunos que não o conhecem, campanhas solidárias e coberturas de jornalismo internacional. Podem se inscrever para a SONU quaisquer alunos com vínculo ativo em uma instituição de ensino superior, desde que esteja na Região Metropolitana de Fortaleza. As inscrições para a Organização da SONU 2023 seguem até o dia 23 de março.
Conheça os núcleos da SONU
A diretoria tem relação direta com o preparo dos comitês para o evento. São responsáveis pela produção de guias de estudo, de mediarem os debates e de ministrarem minicursos sobre os temas dos comitês para os delegados. A função de diretor é a mais tradicional da SONU, sendo mais antiga que o secretariado. Os comitês da SONU 2023 estão disponíveis no edital de seleção e na aba do site "Comitês"
Os editores produzem conteúdo jornalístico para a SONU. São diretamente responsáveis pela organização dos jornais da simulação, por guiarem os repórteres nos dias de evento e por atuarem em diversos meios de comunicação para a difusão de notícias. A partir desse ano, os membros desse núcleo passam a atuar também no projeto SONU Imprensa, algo inédito na história do projeto.
A assessoria de comunicação é responsável pela mediação entre delegados e repórteres durante os eventos. Cada assessor é encarregado de cuidar de um comitê, de prezar pela imagem dos delegados e guiá-los para entrevistas e de produzir releases para a imprensa sobre cada sessão. Dentro do programa SONU, alunos de graduação trabalham a assessoria na prática, utilizando de técnicas e ferramentas do campo para divulgar a SONU e o seu comitê assessorado, além produzir conteúdo informativo sobre diversos assuntos internacionais ao longo do ano.
Venham fazer e viver a SONU!!!!!!