O ano de 2024 promoveu ares nunca antes esperados e concretizou de forma vitoriosa 20 anos de história da Simulação da Organização das Nações Unidas. Nossa gestão começou com um desafio enorme a ser superado: reunir ideias e projetos para a comemoração dos vinte anos da SONU, simplesmente realizar duas grandes simulações não era o suficiente para honrar nossa meta principal. Com um pouco de sorte e muito trabalho, conseguimos não apenas atingir os objetivos traçados em janeiro de 2024 como superar em muito até mesmo os mais descabidos sonhos que tivemos
Partindo de uma base em que a SONU ainda estava no meio do seu processo de reconsolidação após a pandemia, idealizamos dois eventos que representassem nossos 20 anos de história. A SONU Beta XIII atingiu novos recordes, sendo a segunda maior beta de nossa história, com um de nossos comitês compondo o campeonato brasileiro de simulações e atingindo novos públicos. Para a SONU 20, realizamos uma aposta bastante ousada, dado o cenário que nos encontrávamos, de realizar um evento com comitês predominantemente históricos, representando eventos formativos da nossa sociedade contemporânea e simbolizando desafios contemporâneos. Nossa aposta se tornou extremamente acertada, sendo abraçada integralmente por vocês, caros delegados, e, permitindo assim, que nossa festa de 20 anos de existência, a SONU 20, se tornasse um de nossos maiores eventos em nossa história.
Entretanto, não é apenas com simulações que podemos descrever o ano de 2024. Neste ano a SONU efetivamente saltou os muros do nosso universo diplomático simulado para alcançar o mundo diplomático real, ao receber o convite de uma secretaria de Estado para que nossa equipe atuasse como oficiais de ligação em uma reunião ministerial do G20. Durante 5 dias, nos aproximamos daquilo que estamos há vinte anos emulando com a fidedignidade que nos é característica. Além do mais, realizamos uma quantidade recorde de palestras e SONU Escolas, percorrendo o mundo acadêmico de Fortaleza e ultrapassando os muros de nossas duas principais casas: a UFC e a UNIFOR.
Tais resultados servem apenas para ilustrar um pouco de uma história trabalhosa porém gratificante deste ano. No final das contas, demos nosso melhor para fazer valer a raison d'être da SONU: promover a melhor e mais imersível experiência possível para os delegados. E esperamos que tenhamos tido êxito em fazer valer o princípio que norteia a SONU há duas décadas.
Acreditamos ter feito um bom trabalho em garantir uma base sólida o suficiente para que as próximas gerações que virão para gerir a SONU possam alcançar patamares ainda maiores do que os que nós alcançamos esse ano. E é com esse sentimento que nos despedimos da Simulação da Organização das Nações Unidas com sensação de dever cumprido, tendo honrado vinte anos de história e criado uma fundação para a construção dos próximos vinte anos.
Com carinho,
Secretariado da SONU 20
Comments