top of page

Simulação da ONU reúne 200 estudantes para debater questões internacionais em Fortaleza

Programa de extensão da UFC e Unifor celebra sua 15ª edição com curso de oratória aberto ao público.


Estudantes universitários recebem a função de diplomatas, juízes e jornalistas para debater temas que vão de crises humanitárias à segurança na internet, no programa de extensão da Simulação da Organização das Nações Unidas (SONU). A iniciativa da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade de Fortaleza (Unifor), em sua 15ª edição, reúne cerca de 200 participantes para um modelo internacional de debate entre os dias 18 e 22 de setembro. Um workshop de oratória gratuito abre o evento.


Desenvolver habilidades como comunicação oral e escrita, além de esclarecer sobre o desafio de tornar a sociedade global mais justa, estão entre os objetivos do projeto. Durante o evento, as salas de aula recebem um arranjo para que os alunos consigam se ver e construir em conjunto um projeto de resolução. O documento deve apontar a melhor forma de resolver questões de interesse internacional como o uso de armas ou a entrada de moedas digitais na economia.


Cada participante da Simulação recebe uma nação ao qual deve representar de acordo com as ideologias do país. Foto: Divulgação

Os grupos de debate formados na SONU são baseados em comitês realizados pela Organização da Nações Unidas (ONU) de fato. Nesta edição serão simulados ao mesmo tempo os principais comitês que formam a Assembleia Geral da ONU, além da Organização do Atlântico Norte (Otan), o Fórum de Governança da Internet (FGI) e o Tribunal Penal Internacional. Neste último será realizado o julgamento simulado de Nicolás Maduro por denuncias de crime contra a humanidade.


Para acompanhar toda a discussão, os estudantes de comunicação fazem a cobertura noticiosa para jornais como BBC e The Guardian. Além de realizar a assessoria de imprensa dos comitês políticos e jurídicos. Assim, os participantes têm um panorama de como funciona a atividade jornalística de forma prática de repórter, editor e de fotojornalismo.


Modelos de Simulação

Os Modelos de Simulação de Organismos Internacionais, ou Model United Nations (MUNs), surgiu na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, em 1927. Um grupo de estudantes decidiu simular o ambiente da Liga das Nações após a Primeira Grande Guerra Mundial.


No entanto, só depois da criação da ONU, em 1945, que a prática de modelos se expandiu pelo mundo. Nos modelos de simulação os participantes utilizam a vestimenta, os documentos e os procedimentos típicos do ambiente diplomático para realizar uma imersão nesse ambiente. Dessa forma, em 2004, surgiu a SONU na Faculdade de Direito da UFC que, em seguida, realizou parceria com a Unifor e hoje recebe estudantes de todos os cursos do ensino superior e alunos do ensino médio.


Assessoria de Comunicação da SONU

Serviço:

O workshop de oratória, parte da programação da SONU, será promovido pela VOA! Cursos de oratória.

Data: Quarta-feira (18) de setembro de 2019, às 18h.

Local: Anfiteatro da Faculdade de Direito (UFC), R. Meton de Alencar, S/n - Centro.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page