top of page

Unesco celebra Dia Mundial do Rádio

O 12ª Dia Mundial do Rádio acontece nesta segunda-feira (13) e traz como tema "Rádio e Paz". A data criada pela ONU celebra esse meio de comunicação de baixo custo, popular e que tem o potencial de de chegar em todas as pessoas.


Celebrado anualmente em 13 de fevereiro, a data busca conscientizar pessoas sobre a importância do rádio. Imagem: Divulgação/Unesco

Proposto no Conselho da UNESCO em 2011 pela Espanha, a Assembleia Geral da ONU aprovou a data em 2012, trazendo todos os anos uma nova reflexão sobre o papel da radiodifusão na sociedade. Anos passados trouxeram temas como "Radio e Confiança", "Novo Mundo, Novo Rádio" e “Rádio e Diversidade”.


Apesar do surgimento expressivo de outras mídias, o rádio se reinventou através dos anos, e ainda mantem sua relevância pela facilidade do acesso. Isso faz com que ele possa ser usado mesmo em cenários de crise, sendo amplamente adotado em missões de paz da ONU. Segundo a Unesco, a data é uma das mais populares já criadas pela organização, com centenas de emissores por todo o mundo se juntando às celebrações. Existe inclusive uma lista com 13 ideias para rádios celebrarem a data.


Rádio na Simulação da ONU

Apesar do Comitê de Imprensa Internacional ser simulado na SONU desde 2006, somente em 2013 foi simulada a primeira agência de radiodifusão do CII. Na época, foi simulada uma rádio com caráter institucional, que não tinha uma linha editorial com inclinações para os comitês.


Com a evolução do CII, as agência de rádio e jornalismo sonoro se tornaram a norma nas simulações, com todas as edições da SONU se preocupando em trazer ao menos uma. Para celebrar a data, relembramos três rádios simuladas na SONU. As notícias foram escolhidas a partir de crises das SONU XVIII, XV e XIV, nos seguintes comitês:


SONU 2018

Conselho Europeu sobre movimentos separatistas.

Crise do sequestro do presidente exilado da Catalunha





SONU 2019

Tribunal Penal Internacional julgando Nicolás Maduro por crimes contra a humanidade

Crise da rebelião do exercito venezuelano




SONU 2022

Gabinete Presidencial de João Goulart sobre as reformas de base.

Crise da tentativa de golpe militar de 1964






Assessoria de Comunicação da SONU

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page