top of page

Simulação da ONU na Assembleia Legislativa do Ceará reúne mais de 150 estudantes

Da implementação de uma moeda comum latino-americana à violência sexual como arma de guerra, estudantes universitários e de ensino médio discutem questões de abrangência regional, nacional e global


por Maria Eduarda Pereira

Um homem branco usando um terno e um lenço na cabeça participa de uma simulação da ONU. Ele está em primeiro plano, na direita da foto olhando para a esquerda. Ele usa óculos e veste um terno e cobertura de cabeça cinzas, além de ter um lenço estampado em seu ombro. No plano de fundo, outras pessoas participam da simulação, algumas olham para o homem e outras conversam entre si
Estudantes de várias instituições se reúnem para discutir diplomacia e jornalismo internacional na 19ª Simulação da ONU. Na foto, estudantes na SONU Beta XII, realizada em julho / Foto: Divulgação SONU

Estudantes de Ensino Superior e Médio se reunirão na Assembleia Legislativa do Ceará para a 19ª edição da Simulação da Organização das Nações Unidas (SONU), que acontece entre os dias 4 e 8 de outubro.


Este evento anual é organizado por alunos de várias instituições e cursos de Ensino Superior, principalmente dos cursos de Direito e Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor).


Para os estudantes de ensino superior, o comitê do Mercado Comum do Sul será palco para discussões sobre a implantação de uma moeda comum latino-americana. Além disso, o Comitê de Desarmamento e Segurança Internacional trata de questões atuais, como o acesso a armas de destruição em massa por grupos terroristas e o uso de inteligência artificial como instrumento militar de guerra.


O Comitê Social, Humanitário e Cultural abrirá espaço para a discussão sobre a violência sexual como arma de guerra e a violência sexual na região conflituosa do Congo, onde a ONU já alertou para a prática e trabalha para mediar o fim da violência brutal nos conflitos.


Uma modalidade inédita no evento será introduzida este ano, com o Tratado Bilateral de Hong Kong, que envolverá reuniões bilaterais em comissões, na qual os participantes debaterão a declaração conjunta sino-britânica para a devolução acerca da questão de Hong Kong do Reino Unido para a China, evento acontecido em 1977.


Outra opção é o Comitê de Imprensa Internacional, onde os participantes assumirão o papel de repórteres de veículos de comunicação renomados, como a Central de Televisão da China, The Guardian, Diario Clarín ou Boletim Folha, noticiando os eventos dos outros cinco fóruns.


A SONU XIX recebe o apoio da Alece, que cedeu espaço para a realização do evento, reforçando o compromisso com a educação e a promoção do debate construtivo.


Sobre a Simulação da ONU

O Programa Simulação da Organização das Nações Unidas, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) e realizado em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor), é o primeiro modelo de simulação de organismos internacionais no estado do Ceará, sendo organizada por alunos bolsistas e voluntários de diversas instituições de ensino superior de Fortaleza, sob a orientação de docentes de ambas universidades.


Maria Eduarda Pereira é secretária de comunicação da SONU

e coordena a Assessoria de Imprensa em 2023

ascom@sonu.com.br

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page