top of page

Simulação da ONU em Fortaleza abre inscrições nesta quinta

A SONU Beta, evento de simulação de organismos internacionais, acontece em Fortaleza entre os dias 21 e 23 de julho. Alunos de ensino superior e médio podem se inscrever a partir desta quinta-feira, 15


Participantes do Conselho Europeu da SONU Beta 11. Um delegado fala em primeiro plano enquanto outros observam e escutam no fundo da imagem
(26-07-2022) Participantes do Conselho Europeu da SONU Beta 11, discutindo a emersão de movimentos separatistas e seus impactos no continente. Foto: Acervo da SONU

Simulações de organismos internacionais são uma proposta pedagógica presente em algumas das principais instituições de ensino do mundo. No Ceará, é realizada há 19 anos a Simulação da Organização das Nações Unidas, organizada por estudantes de diferentes formações na cidade de Fortaleza.


Em julho, alunos de ensino superior e médio serão desafiados a debater e encontrar soluções para três temas na 12ª SONU Beta. Os tópicos de abrangência nacional, regional e global são divididos em “comitês”, e cada aluno só pode participar de um.


Nesta edição, alunos do ensino médio podem participar do G20, fórum econômico das 19 maiores potências do mundo e a União Europeia, sobre maneiras de prevenir crises financeiras em mercados globais.


Para o ensino superior, a discussão sobre formas de conter o avanço do grupo terrorista Estado Islâmico estará em pauta na Liga dos Estados Árabes. Além disso, a Corte Interamericana de Direitos Humanos julga o Estado brasileiro por infrações aos Direitos Humanos no caso do Carandiru.


Para alunos de qualquer nível, outra possibilidade é o Comitê de Imprensa, onde os participantes, simulando como repórteres, noticiam os eventos dos outros três fóruns. Todas essas discussões ocorrem com o apoio da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), onde o evento será realizado.


O secretário-geral da SONU e aluno da Faculdade de Direito da UFC, Felipe Goyanna, explica que a interdisciplinaridade é um dos benefícios da proposta. “Esse é um dos poucos espaços na universidade onde você encontra alunos de várias unidades acadêmicas, instituições e até de ensino médio dialogando”, comenta.


As inscrições para a SONU Beta XII custam R$ 70 e abrem a partir das 22 horas desta quinta-feira, 15. O evento contou com edital de isenção, selecionando cinco estudantes para participar de forma gratuita da simulação.


Sobre a Simulação da ONU

A SONU é um programa de extensão de 19 anos, criado na disciplina de Direito Internacional Público. Hoje, realiza dois eventos principais ao longo do ano, sendo uma iniciativa que vai além do curso de direito. Os membros da organização da SONU são de cursos como direito, jornalismo, comércio exterior, geografia, publicidade e propaganda. Não se limite nem à UFC, com membros da Universidade de Fortaleza (Unifor), Unichristus, UniFB e FAS.


12ª Simulação da Organização das Nações Unidas - Beta

  • Quando: 21 a 23 de julho

  • Onde: Anexo II da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) e Universidade de Fortaleza (Unifor)

  • Inscrição: R$ 70

Posts recentes

Ver tudo

Σχόλια


bottom of page